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Guia básico para descrever um produto na sua loja virtual

Você tem uma loja virtual, está cadastrando os produtos e leu aqui no blog, ou no meu ebook e descobriu que não é uma boa prática copiar e colar a descrição dos produtos que tem no site do fabricante ou do distribuidor.

Pois é, infelizmente se você copiar e colar a descrição da tabela de preços ou do site do fabricante, você será apenas mais um na internet com essa mesma descrição, então porque o Google deveria te privilegiar e mostrar o seu site quando alguém estiver fazendo uma busca?

A prática de copiar / colar conteúdos de outros sites é muito mal visto pelo Google, e ele pode penalizar o seu site omitindo o seu conteúdo nos resultados de busca.

Então vem aquela dúvida: Tem um campo em branco na plataforma da loja virtual, e você não faz a mínima idéia do que escrever.  Para te ajudar nisso, elaborei um guia básico com os passos para você seguir no momento de descrever um produto na sua loja virtual.

Primeiro passo – Fotos e vídeos para sua loja virtual:

Escolha as melhores fotos disponíveis para o produto, e não se preocupe se o seu concorrente poderá copiar – digo isso pois muita gente deixa de adicionar ou produzir boas fotos na loja virtual, simplesmente pelo receio de que algum concorrente possa vir a copiar a imagem.

Priorize mostrar o melhor para o seu cliente, escolha os melhores ângulos, enfatize os detalhes que sejam importantes e prefira fotos com fundo branco ou algum fundo que não atrapalhe a visualização.

Lembre-se de que o possível comprador não tem o produto na mão, e a única maneira que você tem de mostrar seu produto é proporcionando boas imagens.

Fotografe ou filme seu produto sendo utilizado: dependendo do tipo de produto, o seu cliente precisa enxergar a aplicação dele, ou como ele deve ser usado, instalado ou configurado.

Segundo passo – Consultar o Keyword Planner:

O Keyword Planner, é uma ferramenta disponibilizada pelo Google, e que faz parte do Google Adwords.  Calma, sei que são muitos nomes que talvez não sejam familiares, então vou lhe explicar cada um deles:

O Google Adwords, é a plataforma do Google que utilizamos para fazer campanhas de links patrocinados, ou seja: quando você quiser comprar publicidade do Google (aqueles anúncios que aparecem quando alguém pesquisa por alguma coisa), você vai utilizar a plataforma do Google Adwords.  Na plataforma tem uma ferramenta chamada Keyword Planner, ou planejador de palavras-chaves.

Esse planejador ajuda a descobrir os termos que as pessoas digitam quando fazem buscas no Google, e com isso você consegue tirar uma infinidade de idéias e sugestões.

Veja este exemplo:  Imagine que você venda equipamentos e acessórios automotivos, e esteja cadastrando um DVR veicular (aqueles equipamentos para gravar a visão do motorista quando o veículo está em deslocamento). Na lista de preços do nosso fabricante, esse equipamento se chama: “DVR VEICULAR FULL HD LCD 2,5 POLEGADAS”.

A ferramenta do Keyword Planner, mostra que as pessoas procuram em média 720 vezes ao mês pelo termo “DVR VEICULAR”, mas procuram também outros termos como:

  • câmera filmadora veicular (590 buscas mensais);
  • dvr automotivo (320 buscas mensais);
  • filmadora veicular (480 buscas mensais);
  • filmadora automotiva (170 buscas mensais);
  • câmera interna para carros (260 buscas mensais);

Se você limitar o texto do seu anúncio somente para DVR VEICULAR, você estaria deixando de absorver ou pelo menos competir pelas buscas que são realizadas pelas variações de palavras. Nem sempre o que está na lista de preços é o nome que as pessoas utilizam na hora de falar sobre o produto e principalmente na hora de pesquisar sobre o produto.

Anote as palavras e termos que você encontrou na ferramenta do Keyword Planner que você possa utilizar (que faça sentido) na descrição do produto.  Neste caso de exemplo, anotei apenas os 5 exemplos acima, mas a ferramenta me sugeriu outras dezenas.

Terceiro passo – Checar as buscas relacionadas:

Ainda não iniciamos a descrever nosso produto, seguimos coletando informações.

Quando você faz qualquer pesquisa no Google, ele apresenta uma página com 10 resultados de busca para o termo que você está procurando, e no final dessa página ele apresenta uma lista de sugestões de outras pesquisas que as pessoas fazem, e que são relacionadas com a pesquisa que você fez.

Veja o exemplo abaixo:  Ao pesquisar por “câmera filmadora veicular”, ele apresenta uma lista de outras buscas que estão relacionadas com o termo “câmera filmadora veicular”, e sugerindo a seguinte listagem:

  • qual a melhor camera filmadora veicular;
  • câmera filmadora veicular hd dvr visão noturna e visor lcd;
  • camera veicular full hd 1080p;
  • câmera filmadora veicular hd dvr visão noturna infravermelho segurança patrimonial;
  • filmadora veicular multilaser;
  • camera filmadora veicular automotiva hd 1080p visão noturna;
  • camera veicular hd;
  • câmera filmadora veicular hd dvr espiã web cam visão noturna.

Repita o processo para cada um dos termos que você anotou no passo anterior (na pesquisa do Keyword Planner), e vá anotando essas informações todas no seu arquivo. Caso algum termo esteja aparecendo de forma repetida, simplesmente ignore e mantenha o registro de apenas um deles.

Quarto passo – Pesquisar dúvidas dos clientes

Não importa muito qual produto você vende ou qual ramo você atua, mas é muito provável que alguém já venda o produto hoje no mercado Livre. Vá até o site www.mercadolivre.com.br, e pesquise pelo produto.

Entre nos anúncios, em especial naqueles que possuem mais vendas, e leia a seção de perguntas e respostas. Você vai se surpreender com a quantidade de dúvidas que os clientes postam na plataforma antes de efetivarem a compra.

Seguindo o mesmo exemplo que estamos trabalhando ao longo dessa postagem (o DVR veicular), procurei no mercadoLivre por: “Câmera filmadora veicular”, e entrei no primeiro produto da listagem.  Tinha uma quantidade interessante de perguntas que são dúvidas corriqueiras do cliente, como por exemplo:

  • Essa câmera liga automaticamente quando liga o carro ou tem que apertar algum botão?
  • O display apaga ou fica aceso direto quando esta gravando?
  • Os 12 leds na câmera acendem ou são decorativos?
  • Tem o cartão de memória para vender, conforme o modelo indicado nas informações do produto?
  • Tem visão noturna com qualidades?
  • Ela grava quando estiver cheia a memória ele vai apagando os vídeos antigos?
  • Sem cartão SD quantas horas ele grava?
  • O som dela sai bom com o carro em movimento? Ou fica picotando? Comprei uma camera (de outro fornecedor) e estou com esse problema.
  • As imagens são boas? São em HD? Tem algum link de algum video feito por ela?
  • Ela pode ficar alimentada direto ou isso vicia a bateria?
  • Ela sobrescreve os vídeos tipo não preciso ficar descarregando o SD? Caso não sobrescreve quanto tempo de filmagem e tempo de gravação, preciso de uma câmera que grava por dias.
  • Preciso de uma câmera que grave em looping, com som, por até 6h. Na descrição diz que essa pode ser usada só com cartões de memória de até 32Gb, é isso mesmo? Teria outro modelo que aceite cartão de maior capacidade?
  • Ela grava em AVI?
  • Filma quando passa alguém na frente do carro com ele desligado?
  • Filma com o carro desligado?
  • Consigo ver imagem com escuro total?
  • Ela filma com o carro estacionado por detecção de movimento?
  • Sou logista preciso de 13 câmeras, nota fiscal e se possível frete grátis pela quantidade.
  • Teria uma câmera 360°?
  • Se eu utilizar o cartão de memória de 32GB classe 10 e filmar em 720, como disseram os que compraram pois ja mostra uma imagem legal, qual o tempo de filmagem?
  • Esse cartão de memória é universal ou tem q ser?
  • Quanto tempo ela filma usando apenas a carga da bateria.
  • Você tem cartão de memoria, pra eu comprar junto?
  • Essa câmera funciona com bateria também ou só diretamente no USB? Eu poderia usar o USB do celular?
  • Numa viagem num percurso quanto tempo ela filma ??
  • A transferência das imagens para o computador é via USB?
  • Preciso de câmera que filme enquanto o carro estiver parado, pois é depredado diariamente as laterais e a traseira. Tem alguma que filme enquanto o veiculo está estacionado?
  • Caso se eu precisar,de assistência técnica para este produto, tem aqui em Porto Alegre?
  • Filma com os faróis do carro apagado; no escuro total?
  • Grava áudio também?
  • Essa câmera já vem com o cartão SD de 32 GB?
  • Se eu comprar 2 você consegue me fazer um desconto?
  • Você tem o Micro SD 32Gb Classe 10 para enviar junto? Frete para 78552415.
  • Eu quero uma câmera que grave quando meu carro está parado no estacionamento e que registre tudo em volta, você tem essa câmera?
  • O looping são de no máximo 3 minutos?
  • Tem manual em português?
  • Grava no sistema MP4?
  • Ela sobrepõe as imagens quando não tiver mais espaço no cartão de memória?
  • Sabe se ela carrega pelo USB também?
  • No caso das imagens, a qualidade da para ver as placas dos veículos? Desculpe tantas perguntas, é porque será usada num veiculo de trabalho.
  • Só filma enquanto o carro tiver andando, ou filma também quando está parado?
  • Apos a confirmação do pagamento, quantos dias para chegar em Juiz de fora, minas? Precisaria para 6 de outubro.
  • Vem na caixa?
  • Serve como câmera de ré e dianteiro?
  • Filma em Full HD 1080?
  • Vende só o suporte da câmera?
  • A câmera grava quando está desconectada do acendedor?
  • Qual o ÂNGULO DE FILMAGEM?

Algumas perguntas se repetem, outras fogem até um pouco do contexto, mas se você analisar com critério, é possível tirar diversas conclusões sobre o produto, como por exemplo:

  1. Os clientes tem interesse em saber (e conferir) a qualidade da gravação, então aqui caberia mostrar uma gravação de demonstração.
  2. Apareceram algumas perguntas sobre o áudio: aqui também cabe uma demonstração para que o cliente entenda e sinta segurança.
  3. Várias perguntas sobre a questão de liga/desliga, tempo de autonomia da bateria, etc. Caberia uma seção específica no meio da descrição apenas para tratar desse assunto.
  4. Várias perguntas sobre o cartão SD, se o vendedor comercializa ele em separado, custos, etc.  Uma sugestão aqui seria utilizar a seção de PRODUTOS RELACIONADOS, ou até mesmo você poderia criar combos juntando a câmera, o cartão, e outros acessórios pertinentes.

Leia as perguntas, e também as respostas, para servirem como base no momento de elaborar a sua descrição. Procure ao descrever seu produto estar respondendo as dúvidas, especialmente aquelas que mais se repetem.

Procure se colocar no lugar do seu cliente, e identifique aquilo que os anúncios tem de bom ou atrativo, e faça um apanhado geral e o mais completo possível para ter elementos de conteúdo que você vai utilizar nos próximos passos.

Em um dos anúncios, o cliente pergunta se ele poderia fazer a gentileza de demonstrar a qualidade da gravação – o que de fato é uma pergunta bem pertinente, pois se você está vendendo um produto que filma, a qualidade da filmagem sem dúvidas é um fator decisivo para a compra.

Me surpreendeu a resposta do vendedor:  “Não tenho tempo”.

Hum, como assim parceiro?  Você não tem tempo pra fazer algo que é básico, que é um fator que faz a pessoa tomar a decisão pela compra ou não compra do produto?

Esqueça, venda perdida.

Quinto passo – Analisar a concorrência

Costumo dar atenção especial a este tópico, pois se analisarmos friamente, o seu objetivo é ser melhor que o concorrente que estiver aparecendo em primeiro no Google.

Aqui cabe uma importante ressalva: Não pense que para aparecer em primeiro no Google quando alguém procurar pelo DVR AUTOMOTIVO, a sua descrição do produto tem que ser maior, ou mais completa, ou mais bem feita que a do concorrente que estiver aparecendo em primeiro – não é bem assim que funciona, pois depende de diversos outros fatores conjugados.

Nesse momento, faça buscas no Google pelas palavras que você encontrou no Keyword Planner, iniciando pelos itens que tem um volume maior de buscas mensais, e em cada uma das buscas, navegue pelo menos nos 5 primeiros colocados da página de resultado da busca.

Procure identificar especialmente entre os 3 primeiros, a forma como eles descrevem o produto, o tipo de abordagem, a linguagem, os tópicos, etc.

Sexto passo – Mãos á obra: Título do produto

Talvez você esteja pensando no quanto é trabalhoso fazer toda essa pesquisa no Keyword Planner, buscas relacionadas, análise da concorrência, escolha de imagens, e fique tentado a literalmente copiar/colar o que tem na tabela de preços, ou no site do fabricante. Acredite: esse investimento é o que fará toda a diferença no resultado.

Chegou finalmente a hora de colocarmos a mão na massa, e vamos começar pelo título do produto. Fiz uma lista de algumas dicas para facilitar:

  • O título do produto precisa ser único, você não pode ter dois produtos com o mesmo título. Talvez essa seja a regra mais importante, uma vez que o título do produto será o próprio nome da página, e muitas vezes até o próprio endereço URL.
  • Seja descritivo: Quando a cliente enxergar apenas o título ele precisa entender exatamente do que se trata. Isso é especialmente importante no momento da pesquisa, pois apenas o título e uma breve descrição ficará disponível na página do resultado de busca.
  • Utilize a linguagem do cliente: Você deve ter percebido que no Keyword Planner as pessoas procura o produto de muitas formas diferentes, use essas variações e dê preferência para as palavras que tiverem um volume maior de buscas
  • Seja objetivo: Não enrole, coloque aquilo que for necessário para nomear o produto e tornar aquela página única dentro do seu site todo. Faça isso utilizando menos de 70 caracteres, uma vez que o Google irá mostrar aproximadamente essa quantidade de caracteres na página do resultado de busca, e irá cortar o restante que exceder, colocando reticências no final.
  • Adicione informações que sejam relevantes para cliente identificar o produto. Por exemplo se a cor for um fator determinante naquele cadastro, adicione isso ao título.
  • Priorize colocar à esquerda as palavras chaves que forem mais importantes (que tenham maior volume de buscas). Os mecanismos de busca dão maior importância para aquilo que está no começo do título.

Sétimo passo – A descrição

A seguinte informação vai te deixar de certa forma chateado:

Antes de te passar as dicas para você criar as melhores descrições de produtos, gostaria de te contar um detalhe que talvez você não saiba e que até te deixe um pouco desapontado: Sabia que as pessoas não leem todo o texto palavra por palavra?

– Poxa Eduardo, eu me empenhei tanto, fiz pesquisa, catei as melhores fotos, analisei as dúvidas do meu público e agora descubro que as pessoas não vão ler todo o meu texto, como assim?

Pois é, mas grade parte dos visitantes de qualquer site ou loja virtual, quando estiverem fazendo a leitura da sua descrição do produto, vão adotar um padrão de leitura em “F”, onde elas vão varrer o texto com os olhos imitando mais ou menos o formato da letra “F” ou da letra “E”, onde lerão quase na totalidade a primeira frase (ou a primeira e a segunda se for muito interessante), e vão pular o texto em busca de outras palavras ou elementos visuais que chamem a atenção, para então repetir o padrão do formato em “F”.

Sabendo disso, ajude seu cliente (ou futuro cliente), e facilite esse padrão de leitura, organizando o texto de forma que a tarefa de “varrer o texto” flua naturalmente, e que ele encontre o que precisa encontrar.

  • Comece dando uma descrição precisa e única sobre o que é aquele produto já nas primeiras duas linhas da descrição. Esse texto inicial é que vai ser decisivo para ele ficar mais tempo lendo, ou já ir em busca do próximo (um concorrente seu provavelmente);
  • Organize o texto da sua descrição em blocos de informações que façam sentido, e separe esses blocos visualmente utilizando negritos, cores, marcadores, listas, ou qualquer recurso que sua plataforma permitir;
  • Utilize os argumentos de pesquisa (termos de busca) que você descobriu lá no Keyword Planner e nas buscas relacionadas, e escreva sobre esses argumentos.  Quanto mais buscas mensais tiver um determinado argumento, mais no topo ele deveria ficar.
  • Utilize sinônimos: O mesmo produto é chamado de diferentes formas, alguns variam de acordo com o público que utiliza, outras vezes pode variar dependendo do nível cultural do cliente, ou mesmo do estado onde ele mora  (a fruta bergamota por exemplo, tem dois ou três nomes dependendo da região do Brasil:  mexirica / bergamota). Vejo muitos sites se restringindo apenas ao termo mais “cult”, ou mais “técnico” tentando demonstrar mais profissionalismo, ou mesmo mais americanizado, e desprezam as variações do produto.
  • Responda as perguntas dos clientes: Ao pesquisar no mercadoLivre por exemplo, você viu quais as perguntas que os futuros compradores fazem. Além daquelas questões básicas do tipo: frete e prazo de entrega, você vai encontrar diversas dúvidas que podem ser esclarecidas no momento da descrição do produto.
  • Ajude o cliente a entender como ele pode usar o produto: Nem sempre o seu cliente sabe todas as possíveis aplicações do produto, e ele fica com as mais diversas dúvidas: – Combina com a roupa tal? – Serve no aparelho X? – Consigo usar embaixo do chuveiro?  – Posso viajar usando o produto Y sem ser barrado no aeroporto, etc etc…  pode ser que uma dessas dúvidas respondidas seja o ponto crucial que vai fazer ele se sentir confiante e decidir por comprar de você.
  • Facilite a comparação: Sempre que aplicável, ajude o cliente a comparar seu produto com outros semelhantes ou até mesmo concorrentes. No exemplo do sistema Gestor Total – nosso software de emissão de Nota Fiscal Eletrônica, elaboramos uma tabela comparando nosso sistema com o sistema gratuito fornecido pelo governo.  Outro exemplo: Imagine que você venda motocicletas – você poderia elaborar uma tabela mostrando as cilindradas, peso, torque, velocidade máxima, rotações do motor, e outras informações relevantes entre as motocicletas concorrentes da que você está vendendo.
  • Utilize mais de uma mídia na sua descrição:  Sempre que possível, use recursos gráficos, vídeos, tabelas, listagens comparativos, exemplos de aplicação de uso, modo de montagem (ou desmontagem).
  • Seção de dicas: Aproveite e elabore uma seção de dicas de uso e conservação para o produto, dicas de aplicabilidade, dicas de como economizar material utilizando seu produto como solução, enfim, se você se colocar no lugar do seu cliente, vai perceber uma infinidade de situações práticas onde você pode dar dicas a ele, e com essas dicas enriquecer ainda mais o conteúdo da descrição do seu produto.
  • Fuja dos clichês: O melhor, o mais power, o ultra hiper, o fantástico produto, qualidade e confiança você encontra aqui!   Evite esse tipo de frase, pois ela não agrega nada, ao invés disso crie conteúdos que ajudem seu cliente de alguma forma.
  • Proibido encher linguiça: Aqui no RS quando queremos dizer que alguém está enrolando, ou embromando, usamos a expressão “Encher linguiça”.  Se você não tiver mais o que escrever sobre o seu produto, ou se aquilo que você for escrever não agregar, prefira não escrever.

Oitavo passo – Detalhes técnicos e Informações obrigatórias

Dependendo do tipo de produto que você trabalha, alguns dados são essenciais, e você precisa garantir que eles estarão presentes na sua descrição:

  • Prazo para entrega;
  • Frete (modalidade do transporte, custo);
  • Dimensões e tamanhos;
  • Detalhes técnicos da composição;
  • Como funciona a assistência técnica, em caso de problemas, etc.

Nono passo – Prova social / testemunhos

Quer ver uma situação interessante: imagine que você está passeando com sua esposa / marido em uma cidade que vocês nunca estiveram antes, e querem parar para almoçar.  Tem dois restaurantes um de frente pro outro: um em cada lado da rua.

O restaurante do lado direito, tem apenas dois carros parados na frente, já o restaurante do outro lado da rua tem 22 carros parados na frente – é o mesmo tipo de comida, prédio muito semelhante, porém um tem 10x mais gente do que o outro.

Qual dos dois é melhor? Eu não faço a mínima idéia pois não estive em nenhum dos dois para poder ter minha própria opinião, mas a “prova social”, do restaurante dos 22 carros, me faz deduzir que ele é o mais acertado para minha parada do almoço.

Outra coisa, em quem você confia mais: no dono da loja descrevendo as maravilhas de comprar dele, ou numa pessoa como você que comprou e usa o produto? Em geral estamos propensos a filtrar tudo aquilo que é publicidade, por isso o testemunho de uma pessoa igual a nós ou mesmo a prova social, tem muito mais valor do que toneladas de conteúdos de publicidade.

Sempre que possível e aplicável, estimule e publique testemunhos de clientes que compraram aquele produto, seja através de vídeos, de fotos, comentários, pontuações, opiniões no facebook, etc.

Eduardo Marcos De BonaGuia básico para descrever um produto na sua loja virtual