Será que faz algum sentido eu manter ou criar um site em tempos de redes sociais? Essa é uma dúvida que muitos clientes nos questionam e com toda a razão.
Cada vez mais empresas estão percebendo o potencial das redes sociais para seus negócios. O que atrai os empreendedores para as redes é a audiência: Hoje, em todo o mundo, mais de 2 bilhões de pessoas tem uma conta no facebook.
A cada minuto acontecem em média 3,3 milhões de postagens no face, 66.000 fotos novas no instagram, e 29 milhões de mensagens são trocadas no whatsapp… Já ia esquecendo, mas em 1 minuto, que é mais ou menos o tempo que você levou pra ler até aqui, subiram tantos vídeos novos no youtube, que você levaria 500 horas para assisti-los. Imagina, se em 1 minuto são 500 horas novas, se você quisesse assistir sem parar apenas os vídeos novos que apareceram nas últimas 24 horas, você levaria aproximadamente 82 anos.
Realmente as redes sociais crescem no Brasil e no mundo a uma velocidade assustadora, e por isso elas têm ganhado cada vez mais os holofotes no mundo do marketing e dos negócios. Porém, uma pergunta que sempre surge é: vale a pena manter um site para a empresa?
Pensando nessa questão, elaboramos um guia para você entender as principais diferenças de tais mídias, e avaliar o que é mais indicado ao seu negócio.
Site institucional e Facebook: aliados, e não inimigos
A primeira coisa que devemos entender é que, diferente do que muita gente pensa, não é necessário usar apenas o site ou apenas as redes sociais. É interessante pensar nas duas plataformas como aliadas, e não como inimigas.
O Facebook e Instagram, redes sociais mais usadas por negócios de todos os portes, possuem diversas formas de anúncios pagos, onde com a estratégia correta, você pode gerar visitas qualificadas para o seu site, onde o cliente poderá conhecer mais sobre a sua empresa, produtos e serviços, receber ofertas e campanhas.
Pense nas redes sociais como a recepção da sua empresa. Ali, os visitantes receberão informações essenciais, porém básicas. Ideal para uma visita passageira, dar uma olhada e decidir se o local merece mais do precioso tempo deles. Por isso, é importante sempre manter uma presença nas redes sociais bem-feita e planejada.
O site dará para o possível cliente uma visão aprofundada sobre seu negócio. Principalmente quando falamos de serviços ou produtos duráveis, de maior custo, as pessoas precisam ter o máximo de confiança possível. Por não possuir os limites e concorrência impostos pelas redes sociais, o site é melhor caminho para criar essa relação de confiança.
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A validade do conteúdo nas redes sociais e nos sites
Com certeza, uma das grandes desvantagens das redes sociais é a validade do seu conteúdo. Olhe para seu próprio padrão de “consumo” das informações das redes sociais: O normal é você olhar apenas coisas fresquinhas no seu feed do facebook ou do instagram, é muito improvável você ver alguma postagem feita dois ou três dias atrás.
Isso acontece porque tanto o face quanto o insta, tem o feed que funciona como uma cachoeira, e o que passou por aí, passou e não volta mais atrás. Na próxima rolagem do feed, novas coisas vão aparecendo, e assim por diante. Mas eles precisam fazer isso, senão como você iria digerir todo o conteúdo postado pelos seus amigos ou marcas que você curtiu?
Por outro lado, os conteúdos do seu site estarão disponíveis pelo tempo que você desejar. Basta fazer um trabalho de qualidade, para que seu site e os conteúdos disponíveis nele permaneçam bem posicionados em serviços de buscas e sigam gerando visitas por meses e até anos.
A praticidade das redes sociais para empresas
Concordo plenamente que as redes sociais são uma opção prática para as empresas. O design das páginas já está pronto, o que é preciso é apenas preocupar-se com o conteúdo a ser criado e atrair seus clientes.
Cada uma das redes sociais possui suas características mais marcantes para seu negócio:
- Facebook: por ser a rede social com um público extremamente diverso e grande, é a rede que costuma centralizar os conteúdos de empresas. As opções de publicidade são diversas, sendo possível inclusive criar uma campanha para direcionar pessoas ao seu site. Por meio do Messenger, é possível realizar o primeiro atendimento ao cliente ou até criar bots, programas de atendimento automático;
- Instagram: uma boa pedida para negócios com produtos que apelam ao visual, um bom exemplo são os restaurantes, empresas no ramo da moda e decoração. Com novas funções e opções de publicidade, essa rede social está se tornando cada vez mais queridinha das marcas;
- Twitter: com um público mais restrito e de nicho, o Twitter é mais usado por grandes empresas que querem se comunicar de uma forma instantânea e breve com os clientes. Muitas empresas também usam como atendimento e suporte ao cliente.
Em todas as redes citadas, empresas presentes nelas costumam criar anúncios que captam a atenção do cliente e o direcionam para o site. Como já foi explicado, o contato nas redes serve principalmente para o cliente em potencial ter seu primeiro contato com a marca, explorando o site para aprofundar o conhecimento e manter o relacionamento com o cliente.
Propriedade de sites e redes sociais
Em um site institucional, você é o responsável por todo o conteúdo que está presente nele. Os direitos do site são seus ou da sua empresa, os conteúdos são de sua responsabilidade e você controla o que entra e o que sai dele. Resumidamente, quem tem propriedade sobre o site são os donos dele.
Já em uma rede social, como o Facebook por exemplo, você está usando o serviço de um terceiro, utilizando aquela plataforma. Ou seja, resumidamente, uma página do Facebook não é necessariamente sua, e sim da rede social.
Em redes sociais, você está sujeito a mudanças que podem ou não te interessar, que podem ajudar seu negócio ou atrapalhá-lo. Um exemplo são os conhecidos e temidos algoritmos de redes como Facebook e Instagram, que elencam os conteúdos interpretados por eles como mais importante para o usuário.
Cada vez mais marcas reclamam de uma queda do alcance orgânico, aquele gratuito, de suas publicações, e a necessidade cada vez maior de investir uma grande quantia monetária para manter-se relevante nas redes.
É claro, isso não quer significar que redes sociais não sejam importantes para empresas – pelo contrário, sua importância cada vez cresce mais. Porém, lembre-se da importância de manter um site atualizado, bonito e atraente. Além de oferecer maior profundidade para seus clientes, é importante possuir uma plataforma em que você manda!