Descubra o que seus concorrentes estão fazendo na internet.
Quais as palavras-chaves eles estão utilizando, em qual posição eles estão aparecendo nas buscas do Google, os termos de busca que estão comprando para aparecer bem posicionados na busca paga, que sites apontam/dão links para eles, uma estimativa de tráfego (quantidade de visitas), e mais:
Através de uma Análise da Concorrência On-line feita por especialistas em resultados na internet, você descobrirá muitas informações relevantes dos seus concorrentes, mas principalmente: tudo o que você precisa melhorar no seu site para começar imediatamente a aumentar a performance e os resultados on-line.
Melhorar o seu posicionamento online, mas por onde começar?
Você já passou (ou está passando) por isso? Seu site está no ar, com diversas páginas. Ele até recebe algumas visitas, e você quer melhorar a média de acessos, mas não tem a mínima idéia de onde colocar a mão primeiro.
Então você faz o que todas pessoas fazem: vai ao Google e começa a pesquisar. Nessa, surgem especialistas de todos os lados e você fica ainda mais perdido, pois entrou no ciclo do “overload information”: uma verdadeira sobrecarga de informações, que estressa mais do que não ter informações para avaliar.
Analisar a sua presença on-line e o posicionamento da concorrência, é simplesmente o começo de tudo: é a partir dela que você consegue traçar uma estratégia eficiente e um plano de ação para iniciar a fase de ataque.
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Porque descobrir o que os concorrentes estão fazendo é tão importante?
Descobrir e monitorar o que os concorrentes estão fazendo, é importante tática e estrategicamente, mas pode nos dar insights de novos produtos, novos mercados, novos conteúdos que talvez não estejamos abrangendo. Analisando um conteúdo de um concorrente melhor posicionado no Google, você consegue por exemplo encontrar oportunidades de melhorias para os seus próprios conteúdos e trabalhar aqueles produtos que você não está tão bem posicionado.
Quer que um especialista em performance online analise seu site?
Trabalho com internet desde os anos 90 (desde o comecinho da internet aqui no Brasil) – e já passei exatamente pelo mesmo problema: precisava melhorar o resultado dos meus sites, mas não fazia idéia de por onde iniciar o trabalho, do que fazer primeiro, de que ação era de fato relevante.
Teve uma vez que lancei um novo produto, no qual eu já havia gastado bastante com desenvolvimento, design e testes. Era um produto com um grande potencial transformador. Homologamos o produto e o homologador da instituição que realizou a avaliação era só elogios. Então, contratei uma empresa que se vendia como especialista na área, para alavancar o posicionamento on-line, mas o pior aconteceu: além de investir muito na consultoria (tanto em horas, quanto em dinheiro mesmo), as orientações e o trabalho extra deles nos renderam uma punição no Google. Como não tínhamos controle sobre as ações que eles faziam, foram criados conteúdos em sites de Link-farm (fazendas de links), que tinham o único objetivo de gerar um link artificial para nosso site. Só notamos essa prática totalmente inadequada e escusa (que o Google chama de BlackHat), quando nosso site foi advertido formalmente, e tivemos uma perda gigantesca de tráfego.
A solução? A minha boa e velha abordagem, que utilizo há pelo menos 15 anos. Ela é mais trabalhosa, um pouco mais lenta do que pegar atalhos aparentemente mais fáceis, mas é uma abordagem bem consistente e que mostra, a cada dia, o seu poder em performance e resultado.
É na análise de presença on-line que consigo mostrar quais são os problemas que você deve corrigir no seu site, e, também, qual a prioridade de cada um desses ajustes. Basicamente vou analisar:
- Como seu site está e o que precisa melhorar.
- Como está o site do seu concorrente.
- O que precisa ser feito para seu site performar melhor (afinal, o que mais importa são os resultados).
Mesmo que seu site tenha um bom layout, recém renovado, ele pode ter problemas na estrutura técnica. Talvez você nem saiba disso, mas esses problemas podem estar impactando negativamente no seu desempenho junto aos principais mecanismos de busca.
Outros fatores que abordamos nesse tipo de análise podem significar importantes incrementos de performance e gerar significativos ganhos incrementais a curto e médio prazos.
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Como fazemos a Análise de Presença On-line:
Por meio de nossas ferramentas e de uma metodologia exclusiva, geramos um relatório detalhado, com dezenas de tópicos e diversas sugestões de melhorias.
Esse relatório, apesar de ser técnico, é elaborado usando uma linguagem simples, para que o empresário, ou seja, você, entenda.
Normalmente o empresário não está habituado com termos do mercado de tecnologia, por isso preferimos uma abordagem de linguagem simples, com viés educativo. Queremos que, ao se deparar com as informações, você consiga entender o que estamos sugerindo, bem como as iniciativas deve tomar e qual postura exigir da sua equipe de trabalho.
A entrega desse relatório é feita de duas formas distintas:
- Relatório em PDF enviado para o seu e-mail;
- Vídeo-análise de Presença On-line exclusiva de cerca de 30 minutos, na qual repassamos os principais tópicos do seu relatório.
Bônus: Além disso, você recebe acesso a uma vídeo-aula que explica como você pode utilizar cada uma das informações que disponibilizamos no relatório.
O que geramos no relatório e na vídeo-análise de Presença On-line:
Principais palavras posicionadas na busca orgânica do Google:
Aqui lhe mostramos como está seu posicionamento para as buscas orgânicas (buscas não pagas) para os principais termos de busca do seu negócio. Você consegue identificar em qual página você aparece e qual a sua posição para um determinado termo de busca. São apresentados todos os termos onde seu domínio aparece entre os 100 primeiros resultados (primeiras 10 páginas do Google quando alguém pesquisa por esse termo). Assim, o relatório pode apresentar desde poucas palavras, se o seu site não estiver devidamente indexado, até milhares.
Quem são seus concorrentes na busca orgânica:
Quais são os sites que concorrem com você nas mesmas palavras-chaves do relatório acima.
Principais palavras posicionadas na busca orgânica do Google dos 2 principais concorrentes:
No primeiro tópico, você enxerga as palavras que geram visitas no seu site e qual a sua posição nas buscas. Nesse tópico, você terá acesso ao mesmo relatório, mas dos seus concorrentes: isso vai permitir que você veja quais são as palavras buscadas no Google que geram visitas para os sites deles. Com essa informação, daremos orientações a você sobre algumas técnicas de como usar essa informação para melhorar o seu desempenho para essas pesquisas.
Avaliação interna:
Esse tópico mostra links quebrados que geram erros internos, tempo de carga do site, navegação em dispositivos móveis, entre outras informações técnicas. É o tópico mais técnico do relatório e são avaliados, pelo menos, 15 parâmetros, que, geralmente, devem ser entregue ao programador ou para a empresa responsável pelo desenvolvimento do seu site. Porém, fique atento: não é porque você não entende tecnicamente disso que você pode descuidar. Muitos erros detectados neste tópico são os principais motivos que fazem um site não ser bem visto pelo Google, e, por consequência, não receberem visitas ou perderam visitas recentemente. Todos os dados apresentados neste tópico são do seu site e também dos dois principais concorrentes.
Análise da otimização para os mecanismos de busca:
Aqui você terá uma avaliação completa da estrutura de conteúdos, links e nomenclatura de imagens, que são elementos importantes para uma boa performance dos conteúdos.
Avaliação de autoridade:
Você vai saber quantos links externos apontam para seu site, quais são os sites que apontam para você, bem como qual a sua pontuação de autoridade: page autority.
Análise de usabilidade e Conversão:
Vamos lhe dar nosso feedback sobre a usabilidade/navegabilidade do seu site, e também analisaremos fatores de conversão nele presentes (botões de chamadas para ação, captura de email, iscas digitais, etc). Neste tópico, geralmente surgem diversas sugestões de melhorias. Temos um verdadeiro check-list, com mais de 30 itens, para este tópico, que podem significar um ganho incremental sem precedentes para o seu site.